O SAL DA TERRA - Com direção de Wim Wenders e Juliano Salgado, o documentário revela vida e obra do fotógrafo Sebastião Salgado

Com direção de Wim Wenders e Juliano Salgado, o documentário revela vida e obra do fotógrafo Sebastião Salgado


O SAL DA TERRA (Le Sel de La Terre)
França/Itália, 2014, 110 min.

Direção: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado
Roteiro: Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado e David Rosier
Produção: David Rosier
Fotografia: Hugo Barbier e Juliano Ribeiro Salgado
Edição: Maxine Goedicke, Rob Myers

Em 40 anos de carreira, o fotógrafo Sebastião Salgado percorreu o mundo como testemunha de uma humanidade em plena transformação, registrando eventos de nossa história recente. 

Atualmente, dedica-se à descoberta de territórios virgens e suas grandes paisagens, ao encontro de uma fauna e de uma flora selvagens num gigantesco estudo fotográfico que contempla a beleza do planeta. 
Os bastidores desse novo projeto são revelados pelas lentes cinematográficas de Wim Wenders e de seu filho, Juliano Ribeiro Salgado.

O Sal da Terra foi escolhido o melhor documentário no César 2015, o Oscar francês e  levou o prêmio especial do júri da seção Un Certain Regard no Festival de Cannes em 2014. O filme concorreu ao Oscar 2015 de Melhor Documentário.

SOBRE OS DIRETORES

Juliano Ribeiro Salgado nasceu em 1974 em Paris. Formou-se em cinema pela London Film School e, desde 2003, dirige curtas e documentários para a TV francesa. Seu filme Nauru an Island adrift (2009), foi selecionado para vários festivais internacionais (Hot Docs, em Toronto, e Le Festival Dei Populo, em Florença).
Wim Wenders nasceu em 1945 em Düsseldorf, na Alemanha. Estudou na Escola de Cinema e Televisão de Munique. É um dos expoentes do Novo Cinema Alemão dos anos 70. Dirigiu mais de 40 filmes, entre longas e curtas, destacando: O Amigo Americano(1977); Hammett (1978/1982); O Estado das Coisas (1982), Tokyo-Ga (1984); Paris, Texas (1987); Asas do Desejo (1988), Até o Fim do Mundo (1991), Buena Vista Social Club (1999), Pina (2011) e um episódio de Mundo Invisível (2012).

SOBRE O FOTOGRAFO SEBASTIÃO SALGADO
Sebastião Salgado nasceu no dia 8 de fevereiro de 1944 em Aimorés, Minas Gerais. Vive em Paris. Economista de formação, começa sua carreira de fotógrafo em Paris em 1973. Trabalha sucessivamente com as agências Sygma, Gamma e Magnum Photos até 1994 quando, junto com Lélia Wanick Salgado fundam a agência de imprensa fotográfica, Amazonas images, exclusivamente devotada à seu trabalho.
Viaja em mais de 100 países para projetos fotográficos que, além de inúmeras publicações na imprensa, foram apresentados em forma de livros, tais como: Outras Américas (1986), Sahel, l’Homme en détresse (1986), Trabalhadores (1993), Terra (1997), Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo (2000) e Africa (2007). Exposições itinerantes destes trabalhos foram e continuam a serem apresentadas internacionalmente.
Sebastião recebeu inúmeros prêmios, é Embaixador de Boa-Vontade para UNICEF e é membro honorário da Academy of Arts and Science dos Estados Unidos. Em 2004, Sebastião começa um novo projeto, Gênesis, série de fotografias de paisagens, da fauna, da flora e de comunidades humanas vivendo exclusivamente dentro de suas tradições e culturas ancestrais. Este trabalho é concebido como uma pesquisa sobre a natureza ainda em seu estado original.
Juntos, Sebastião e Lélia trabalham desde os anos 90 na recuperação do meio-ambiente de uma pequena parte da Mata Atlântica. Eles devolveram à natureza uma parcela de terra que possuiam e em 1998 esta terra foi transformada numa Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN. Neste mesmo ano, criaram o Instituto Terra que tem como missão a restauração da floresta, pesquisa e monitoramento, educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

SOBRE LÉLIA WANICK SALGADO
Lélia Deluiz Wanick Salgado nasceu em Vitória, ES. Ainda jovem se transferiu para Europa e vive em Paris casada com Sebastião Salgado. É mãe de dois filhos, Juliano e Rodrigo, que é portador de Síndrome de Down, e avó de Flávio.
No Brasil, Lélia começou sua vida profissional aos 17 anos, como professora primária e de piano. Desde criança estudou no conservatório piano e teoria musical e, junto aos estudos secundários, fez cursos de língua e civilização na Aliança Francesa e curso de pintura.
Em Paris, cursou Arquitetura na École Nationale Superieure des Beaux Arts e Urbanismo na Universidade de Paris VIII, onde obteve também um mestrado. Trabalhou como arquiteta e urbanista em planos diretores para diversas municipalidades na França.
Desde o início dos anos 70 se interessa pela fotografia. A partir de 1983, mudou de campo profissional, trabalhando como diretora de fotografia nas revista especializadas Photo Revue e Longue Vue. Em 1985 e 1986, dirigiu a galeria de fotografia da Agência Magnum Photos. Trabalhou na edição de fotografias de Cartier Bresson para um livro e uma exposição sobre a Índia.
Em 1997, LWS concebeu, desenhou e editou o livro Terra, que foi publicado no Brasil, na Inglaterra, França, Portugal, Espanha, Alemanha e Itália. Especialmente para o Terra, Lélia criou uma exposição de 50 pôsteres, vendidos aos expositores. A renda destas vendas foi doada ao MST.
Organizou e fez a curadoria de inúmeras exposições incluindo as que acompanharam estes livros, organizando a itinerância em mais 300 dos maiores museus e galerias do mundo.
Em 2000, concebeu e desenhou dois livros, Êxodos e Retrato de Crianças do Êxodo, publicado por Amazonas images e co-publicado no Brasil, USA, França, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha. Fez a curadoria e a cenografia de uma grande exposição que acompanhou a saída dos livros nos diversos países e que foi mostrada até agora em 45 dos maiores museus pelo mundo. Recebeu o “Prêmio Jabuti” pela publicação de Exodos, São Paulo, Brasil, 2001.
Desde 2004 um novo projeto está sendo desenvolvido pela agência. Trata-se de Genesis, série de fotografias de Sebastião Salgado, de paisagens, de fauna, de flora e de comunidades humanas vivendo exclusivamente dentro de suas tradições e culturas ancestrais. Este trabalho é concebido como uma busca da natureza no seu estado original. Três exposições já foram organizadas. Em Vitória , ES, em Belo Horizonte, MG, Brasil e em Oviedo, Principado de Asturias, Espanha.
Em 2007, editou, concebeu e desenhou o livro Africa, publicado por Taschen, com distribuição internacional em seis linguas. Este livro mostra fotografias de 34 anos de trabalho de Sebastião Salgado neste continente.
Lélia e Sebastião Salgado, desde os anos 90, trabalham juntos num projeto de recuperação de Mata Atlântica no vale do Rio Doce em Minas Gerais, onde já foram plantadas quase um milhão e meio de árvores. Desde 1998 a Fazenda Bulcão tem o estatuto de RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural. No mesmo ano, criaram a ONG Instituto Terra que tem como objetivo principal a recuperação e a preservação da floresta, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, da qual ela é a presidente.

SOBRE A DISTRIBUIDORA
Distribuidora presente no Brasil há 25 anos, a Imovision vem se consolidando como uma das maiores incentivadoras do melhor cinema, tendo lançado mais de300 filmes no Brasil.
A Imovision tem em seu catálogo realizações de consagrados diretores internacionais e nacionais, e filmes premiados nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza, Toronto e Berlim. Mantendo seu foco em títulos de qualidade, a Imovision foi a responsável por introduzir no Brasil cinematografias raras e movimentos internacionais expressivos, como o Movimento Dogma 95 e o cinema iraniano.

O SAL DA TERRA (Le Sel de La Terre)
França/Itália, 2014, 110 min.

Direção: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado
Roteiro: Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado e David Rosier
Produção: David Rosier
Fotografia: Hugo Barbier e Juliano Ribeiro Salgado
Edição: Maxine Goedicke, Rob Myers

Elenco: Sebastião Salgado, Lélia Wanick Salgado

Distribuição: Imovision

TOP 10 - Semana - Mais acessadas.

ESCALA MUSICAL: NOVO PROGRAMA ORIGINAL DA TV CULTURA EXPLORA A RELAÇÃO ENTRE A MÚSICA E A CIDADE DE SÃO PAULO

Espaço Kids do Evento Degustar conta com 4 ex-participantes do programa Júnior Bake Off Brasil, do SBT

Balbúrdia: Saiba o significado.

O que Robin Williams e Bruce Willis têm em comum e que pode ter contribuído para suas diferentes demências?

Gop Tun Festival: Conheça os artistas que participam da segunda edição do festival

Kell Smith lança single "Mudei"

Jornada Empreendedora EUA reunirá mais de 10 renomados palestrantes em evento em Orlando

Renfield: Dando Sangue pelo chefe

"Terror na História da Medicina: O Macabro Canibalismo Médico na Europa"