Facebook: 4 dicas de UX para melhorar a experiência do cliente em sua página comercial

 Na semana em que se comemora a criação de uma das principais redes sociais usadas no planeta - o Facebook, a Attri separou as principais dicas de UX para ajudar empresas a melhorar a experiência dos clientes em suas páginas

 


Na sexta-feira (04/02), o Facebook completa 18 anos de criação. Agora sob o nome Meta, segue sendo a rede social mais usada do mundo, chegando a 2,85 bilhões de contas ativas no último ano. Apesar de ter sido criado para aproximar pessoas e estimular interações pessoais, acabou se tornando uma importante ferramenta em outros cenários, como o e-commerce.
 

"As redes sociais, especialmente as que estão sob o guarda-chuva do grupo Meta, se tornaram ferramentas de venda importantes porque encurtam a jornada do usuário. Sabemos que o preenchimento de formulário é sempre uma questão sensível para a conversão. Com as integrações configuradas entre e-commerces e as plataformas, é possível, por exemplo, pré-aprovar o preenchimento com apenas um clique e partir para o pagamento. Isso faz toda a diferença para o varejo”, comenta Cristina Fragata, sócia e COO da Attri - empresa de tecnologia e usabilidade que oferece soluções para criar melhor experiência para milhões de usuários, impulsionando também o crescimento de negócios.
 

Segundo a 6ª edição do estudo NuvemCommerce, realizado pela Nuvemshop, compras feitas pelas redes sociais aumentaram de 22% para 34% de 2020 para 2021. Muito disso se deve à pandemia e à mudança nos hábitos de consumo. O estudo aponta ainda que 43% dos empreendedores preferem as lojas do Facebook e 37,8% utilizam a rede como canal de atendimento. Contudo, é comum as empresas ainda esbarrarem em dificuldades para agradar e fidelizar consumidores em suas páginas.
 

Pensando nisso, a Attri, empresa referência em oferecer soluções para criar melhor experiência para milhões de usuários, dá quatro dicas de UX para ajudar empresas e comerciantes a melhorar a experiência dos clientes em suas páginas no Facebook. Confira:
 

Realize pesquisa de usuário ou UX Research: A pesquisa de UX é uma investigação sistemática dos usuários da página e das suas necessidades. A partir dela, é possível ter um público-alvo bem definido e saber como o seu produto ou serviço vai suprir as suas necessidades, ficando mais fácil e assertivo traçar estratégias de desenvolvimento, marketing, comunicação ou vendas dentro do Facebook. "Não é atoa que o Facebook disponibiliza uma ferramenta poderosa como o Audience Insights, que ajuda nesse processo de conhecimento do público. A rede social entende a diferença que a personalização de conteúdo entrega para os seus usuários e quer que você aplique isso. Uma boa interpretação dos dados demográficos e de comportamento que a ferramenta oferece pode garantir um estratégia extremamente assertiva, baseada em personas reais que interagem com a sua marca ou que tenham interesses compartilhados com os seu público", comenta Fragata.
 

Defina uma estratégia de conteúdo: Hoje em dia, não basta apenas estar na internet. É preciso que a sua presença esteja garantida por meio de estratégias de conteúdo, para que você de fato consiga atrair a atenção do público, tão disputada nesses ambientes. A criação de bons conteúdos, seja em qualquer formato ou mídia, precisa ter como farol o público-alvo. É dele que você vai tirar assuntos e desenvolver temas, com o objetivo de apresentar soluções às dores, aumentar o interesse na sua marca e ajudar na decisão de compra. Atualmente , a rede permite que você veja as métricas de suas publicações, por meio das análises sobre reações, curtidas e alcance. Assim, você consegue saber qual tipo de conteúdo vem dando certo. "O Facebook influenciou um movimento que levou ao entendimento de que o sucesso de uma estratégia de conteúdo poderia ser medido com precisão. Hoje o mercado já alcançou uma maturidade maior em relação à importância das métricas ao ponto de as de vaidade não serem mais consideradas nem pelas próprias plataformas. Entender quais indicadores de performance impactam mais o seu negócio e acompanhá-los pode não apenas ajudar a definir uma boa estratégia de conteúdo para cada canal, mas garantir correções de rotas necessárias para fazer das redes sociais uma frente importante de vendas", explica Fragata.
 

Não subestime a Arquitetura de Informação: A arquitetura de informação é responsável pela organização dos elementos de uma página, com o objetivo de facilitar a navegação do usuário, garantindo uma boa experiência, desde que ele inicia a interação, até encontrar o que procura. Esse é um aspecto fundamental e consiste em encontrar o equilíbrio entre três dimensões: usuário, conteúdo e contexto. “Da legenda ao conteúdo do post, é fundamental que se considere como o usuário interage com a peça. É necessário que ele fique segurando a tela para ler seu conteúdo? Será que o texto é o melhor recurso? É possível aumentar o engajamento com o uso de legendas nos vídeos? As redes sociais hoje oferecem diversos formatos e é importante que o conteúdo seja pensado de forma a aproveitar a melhor proposta de exibição da informação, assim como fazemos com qualquer outro produto digital”, afirma a sócia e COO da Attri.
 

Explore o Facebook Ads: O Facebook Ads é o serviço de campanhas e anúncios disponibilizado pela rede social para empresas e profissionais divulgarem produtos e serviços. A ferramenta disponibiliza estatísticas muito relevantes sobre o comportamento de consumo dos usuários, colaborando diretamente para estratégias de UX. Além disso, empresas alcançam novos públicos e reforçam o vínculo com o seu cliente fidelizado, além de poderem conhecer melhor o comportamento das pessoas que seguem e interagem com a página. “Para algumas estratégias de tráfego pago, as ferramentas de anúncio do Facebook podem oferecer a melhor solução quando o assunto é personalização. Como a plataforma é reconhecida por buscar inovação nos formatos, é sempre importante estar atualizado para aproveitar ao máximo os recursos oferecidos para empresas”, comenta Cristina.
 

Sobre a Attri

A Attri é uma empresa de tecnologia e usabilidade com mais de 10 anos de experiência no mercado e oferece soluções inovadoras que integram e impulsionam as necessidades dos usuários e o crescimento dos negócios. Possui profundo conhecimento de como atender às necessidades de negócios dos departamentos de Produto e Marketing, melhorando a experiência do usuário. Atualmente é dirigida pelos executivos Pedro Hermano, Gabriel Carvalho e Cristina Fragata, e se firmou como referência no mercado de UX e desenvolvimento duplicando o percentual de crescimento em 2020/2021. Atende grandes players do mercado, como: Mercado Livre, Heineken, Banco Votorantim, Petlove entre outros.

TOP 10 - Semana - Mais acessadas.

ESCALA MUSICAL: NOVO PROGRAMA ORIGINAL DA TV CULTURA EXPLORA A RELAÇÃO ENTRE A MÚSICA E A CIDADE DE SÃO PAULO

Espaço Kids do Evento Degustar conta com 4 ex-participantes do programa Júnior Bake Off Brasil, do SBT

Balbúrdia: Saiba o significado.

O que Robin Williams e Bruce Willis têm em comum e que pode ter contribuído para suas diferentes demências?

Gop Tun Festival: Conheça os artistas que participam da segunda edição do festival

Kell Smith lança single "Mudei"

Jornada Empreendedora EUA reunirá mais de 10 renomados palestrantes em evento em Orlando

Renfield: Dando Sangue pelo chefe

"Terror na História da Medicina: O Macabro Canibalismo Médico na Europa"